domingo, 22 de outubro de 2017

Godoy & Godoy

                    Método Godoy & Godoy, é o método de Terapia Linfática Global criado no Brasil pelo Dr. José Mª Pereira Godoy, cirurgião vascular e angiologista, e sua esposa, Fátima Guerreiro Godoy, doutora em Terapia Ocupacional. José Maria Pereira de Godoy é Professor Livre Docente da Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP. Autor de mais de 300 trabalhos publicados nas principais revistas nacionais e internacionais; e autor de 12 livros e mais de 70 capítulos de livros, entre eles: "Drenagem Linfática Global: Conceito Godoy & Godoy", "Reabilitação Linfo venosa" e "Tratamento do Linfedema de Membros Superiores".
               Em 1999, Godoy & Godoy descreveram uma nova técnica de drenagem linfática, que associa roletes como mecanismos de drenagem; com isso, passou-se a ser questionada a utilização dos movimentos circulares preconizados pela técnica convencional e sugeriu-se a utilização dos conceitos de anatomia, fisiologia e hidrodinâmica. Os vasos linfáticos são condutores de fluidos (linfa) e, portanto, devem seguir as leis da hidrodinâmica. Para o deslocamento de qualquer tipo de fluido, devemos uma diferença de pressão entre as determinadas regiões que contêm esse fluido – no caso do sistema linfático, os vasos linfáticos. Sendo assim, qualquer tipo de compressão externa que promova um diferencial de pressão entre as extremidades pode deslocar o fluido contido num conduto, o que pode ter como resultado final a redução da pressão no seu interior e, assim, a facilitação da entrada de novo conteúdo por diferente pressão. Diversos materiais, além das mãos, podem ser utilizados como instrumentos facilitadores para exercer a pressão externa.
A técnica desenvolvida pelo casal Godoy propõe a utilização de bastões flexíveis e delicados que deverão deslizar sobre o trajeto dos vasos linfáticos e dos linfonodos. Com o bastão faz-se uma pressão externa e continua sobre a região do trajeto dos vasos, sempre em direção ascendente, para promover a mobilização de líquidos (GODOY; GODOY, 1958). Mantendo a sequência de drenagem proposta pelo Dr. Vodder. 
Além dos roletes, a técnica pode fazer uso das mãos ou de outro instrumento adequado, como roletes com constituição material leve e macia, que permitam a realização da drenagem linfática seguindo o sentido dos vasos linfáticos ou da corrente linfática, simplificando, desse modo, toda a técnica de drenagem linfática.
                  A técnica é iniciada drenando em primeiro lugar o segmento proximal e, em seguida, o distal. Essa abordagem cria um reservatório vazio, para o qual podem ser drenados os linfáticos periféricos. Assim, a linfa é levada às vertentes linfáticas para prosseguir seu caminho.  A velocidade do deslizamento do bastão deve ser lenta para não propiciar o aumento brusco da pressão no interior do vaso, evitando assim possíveis danos. (GODOY; GODOY, 1999, p. 23).
Em associação a esses movimentos de drenagem, a técnica de Godoy valoriza o estímulo na região cervical como parte importante da abordagem desses pacientes. Apenas esse estímulo isolado melhora os padrões volumétricos.


Um comentário: