quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Introdução

A Drenagem linfática manual é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático estimulando a drenagem de líquidos e resíduos metabólicos melhorando o fluxo da linfa, seu surgimento se deu em 1936, desenvolvida pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder, em Cannes, tornando-a um dos principais pilares no tratamento do linfedema. A palavra drenagem origina-se do pré-histórico germânico draug, que consiste em evacuar um pântano, através de canaletas que se despejam em um canal maior, acabando por sua vez, em um curso de água ou poço.(TACANI, 2008)
Responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. ([LEDUC, 2002). A prática da drenagem possui inúmeras indicações, sendo uma técnica capaz de eliminar o excesso de líquido, promover a desintoxicação do tecido intersticial, melhorar a oxigenação e nutrição celular, proporcionar melhor circulação e retorno venoso. A DLM drena os líquidos excedentes nas células, mantendo equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais.
Para realizar a técnica devemos ter consciência de que não há necessidade de movimentos fortes de compressão. As manobras são lentas, rítmicas e suaves, devendo sempre direcionar sua pressão, obedecendo ao sentido da drenagem linfática fisiológica. Para que o objetivo da drenagem da linfa estagnada seja atingido, é imprescindível obedecer a uma sequência especifica de regiões do corpo onde as manobras são executadas. (GODOY, 1999).
    “O processo de evacuação ocorre nos linfonodos que recebem a confluência dos coletores linfáticos. Este processo libera as vias linfáticas das regiões adjacentes à zona edemaciada, ou seja, as regiões que irão receber todo o líquido drenado. ”
 (GUIRRO  & GUIRRO, 2002).
            Ela destaca-se não somente pelo seu efeito benéfico no organismo, mas também no tratamento de diversos problemas vasculares. A drenagem linfática manual constitui em uma vasta área de atuação no campo estético ou terapêutico, pré e pós-operatórios, afecções dermatológicas, rigidez muscular, período de TPM (tensão pré-menstrual), insônia, em tratamentos de estresse, tratamento de acne. (LOPES, 2002). A drenagem linfática executada com seriedade e conhecimento, somente produz efeitos benéficos ao paciente.
           Com base nos constantes métodos de se trabalhar a esta técnica de massagem, importante instrumento no campo da estética, tivemos o objetivo de realizar um estudo fazendo uma revisão literária abordando as diferentes técnicas de cinco diferentes especialistas e suas manobras, sendo eles: Emil Vodder, Albert Leduc, Michael Foldi, Casal Godoy e Alain Ganancia.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário